Aprenda a ser gentil e destrua barreiras

Um simples gesto pode abrir portas para uma vida melhor


Acabar com a ignorância com seu colega de trabalho, sorrir para aquela pessoa que sempre pega o mesmo elevador que você, tratar seu marido com um pouco menos de rispidez. São pequenos gestos que podem garantir uma vida mais tranqüila e derrubar barreiras que atrapalham seu sucesso profissional e pessoal.

Nas situações corriqueiras, um gesto amigável tem tudo para fazer a diferença (e não somente para as pessoas ao seu redor, mas para você também). O psicoterapeuta Cris Allmeida garante que deixar o sorriso no rosto por mais tempo é uma ferramenta para viver melhor e acabar sendo apresentado a muito mais oportunidades, confira.

Ser gentil no trabalho
Trabalho é o ambiente onde as pessoas estão sempre atentas as atitudes das outras. Por isso, gestos cordiais e respeitosos nunca são demais. O psicoterapeuta Cris Allmeida, afirma que ser gentil no trabalho significa parar de pensar só nas suas tarefas e começar a respeitar o trabalho das outras pessoas. "Ter atitudes gentis é uma forma de lutar contra um ego que insiste em querer sempre estar com a razão frente ao que os outros estão pensando ou sentindo. No trabalho, a pessoa gentil vai mais longe, pois ela abre canais de comunicação e se torna acessível a todos. Já o indivíduo grosseiro e individualista perde oportunidades, pois ninguém está disposto a "levar um coice" desnecessariamente".

Ser gentil com sua família
Você pode ganhar muito mais que um ambiente familiar mais tranquilo sendo gentil com sua família. Afinal, uma relação de carinho e compreensão com as pessoas que estão sempre ao seu lado são como um degrau a mais para a conquista dos seus objetivos. "Todas as tradições antigas ensinam o respeito pelos nossos familiares e antepassados. Respeitando nossa família, estamos respeitando nossa própria origem. Ser gentil com aqueles que nos criaram é uma forma de cultivar auto-estima e respeito pela sua própria história pessoal. Podemos observar também que quando estamos mal resolvidos com nossos familiares, nossos projetos e objetivos tendem a ser afetados".

Com pessoas que você não conhece muito bem
Viver é saber se relacionar. É assim que garantimos um clico de amizade e mandamos o mau-humor para bem longe. O benefício de ser gentil com aquele colega não tão conhecido pode ser enorme, basta mandar o lado arrogante para bem longe e tentar aproveitar situações. "Estamos conectados em uma grande rede de relacionamentos e não fazemos idéia do alcance desta rede. Se quisermos pensar em benefícios, basta lembrar que, na roda social, as pessoas estão continuamente trocando de posição. Quem hoje está por baixo, amanhã estará em alta e assim por diante.

Mas não adianta viver pensando apenas no que ganhamos sendo gentis com essas pessoas. "Mas, muito mais do que ver benefícios em tratar bem os outros devemos ver a atitude da gentileza como uma pratica do dia-a-dia que pode ser feita em qualquer situação, até mesmo para que se torne uma característica interessante em sua personalidade e estimule os outros a viverem mais harmoniosamente", diz o psicoterapeuta.

Auto-estima
Sua auto-estima vai estar em primeiro lugar no ranking de beneficiados pela postura mais gentil. "Isso acontece porque, quando tratamos as pessoas com mais respeito e consideração, mudando também a maneira mental que fazemos de nós mesmos, o que repercute rapidamente na nossa auto-imagem", afirma o psicoterapeuta.

Ser gentil é para pessoas fortes , jamais imagine que para ser forte é ser aquela pessoa arrogante, de personalidade forte. Elas perdem muitas coisas boas , como um bom amigo por ser de natureza calma, a pessoa arrogante tende dominar o mas fraco. Por pensa que sabe tudo , mas o tudo dele é nada. Para quem sabe ser gentil, com apenas um sorriso você pode quebrar uma barreira construida de tristeza, ajudar uma pessoa que esteja em depresão precisando de tua alegria de viver.

2 comentários:

EDIMAR SUELY disse...

O perdão é um dos sentimentos, mais lindos e importantes
em nossa vida, enriquece a alma e alivia o coração
é um dos principais caminhos para nossa felicidade
por isso não guarde mágoas dentro de voce.
.
Cubra suas mágoas com várias camadas de amor, quando alguém
te ferir e voce sentir raiva, peça luz em oração para esta pessoa.
.
Deus certamente lhe dará toda força de que necessitas
para perdoar por mais difícil que possa parecer.
.
Uma Semana Repleta de Bençãos Para Você.

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br

Anônimo disse...

Oi minha linda...
procurando sobre gentileza achei seu blog...Eu estou engatinhando com o meu, ainda tenho muito que aprender, agora sei onde buscar. se me permitir aqui no seu blog.
Parabéns tudo de bom o que você escreve!!!